e[codex]


>> 0.0
[apresentação]

>> 1.0
[bio]comunidade

>> 1.1
parábola

>> 2.0
conceito

>> 3.0
[meta]comunidade

>> 4.0
[actividade projectual/laboratorial]

>> 5.0
[livro da comunidade]







[ACTIVIDADE PROJECTUAL/LABORATORIAL]

«The twentieth century was launched under the aegis of two total concepts of the book. The first (…) was articulated by the symbolist poet Stéphane Mallarmé in his essay “The Book, a Spiritual Instrument.” It dreamed of the entire universe flowing into a single total book: a book, both material and metaphysical, in time and outside time, that would fulfil and transcend the revolution inaugurated by Johannes Gutenberg. The second brings us closer to the world of electric information age books. It was embraced by early avant-gardes such as futurism and dreamed of an exploded, porous book whose every page could become an all-comprehensive theatre of the present and a lasting ground for ever-surprising futures.» (Schnapp; Michaels. 2012: p. 30)



// EXPERIMENTAÇÃO
Ao longo do semestre foi percorrido um caminho de pesquisa e experimentação projectual sedimentado pela reflexão teórica. Ao mesmo tempo que o enfoque foi colocado na questão da digitalização medial, foi também perseguido um caminho de aproximação à organicidade biológica, procurando estabelecer um paralelismo entre os dois. Foi através deste processo que foi criada a imagem que se fixou na gravação das faces do objecto, num habitat imaginado entre água, areia e tinta. Desta experimentação surgiu também a matéria orgânica e instável que compõe o interior do objecto.



Foram desenvolvidas estratégias de confrontação entre experiências impresso/digital. A mesma matéria que metaforicamente corresponde à vida do livro e que ganhou impermanência voltou a fixar-se para criar um livro que corresponde a uma sucessão de imagens que captam o movimento no tempo.



Para a construção do objecto foram efectuados vários testes de gravação para testar a densidade da gravação. Para esse efeito foi utilizada um fresadora laser do fablab de Lisboa. A fresadora foi ainda utilizada para proceder aos cortes circulares de pequenas dimensões no acrílico, que permitem ao objecto iluminar-se a partir do interior.



// CONSTRUÇÃO
e[codex] pretende-se uma experiência interactiva e táctil. Com recurso a sensores fotossensíveis colocados nas faces do objecto, quando há interacção são provocadas alterações no comportamento. Para alcançar esse objectivo foi criado um circuito eléctrico que estabelece a ligação entre a iluminação interior do objecto [leds], o motor [que faz agitar a matéria], os sensores fotossensíveis, e um programa criado em processing.



// COMPONENTES [ELÉCTRONICA]
> Motor Grauper GRAUPNER SPEED 600 8.4V
> arduino UNO
> leds
> fonte de alimentação
> Diodo Schottky TAIWAN SEMICONDUCTOR SR1203
> terminal block PCB, 2WAY, 30-16AWG
> Transistor INTERNATIONAL RECTIFIER IRLB8721PBF - MOSFET, N CH, 30V, 62A, TO220
> resistências RESISTOR, CARBON , 100K, 0.33W, 5% (etc.)
> dissipador AAVID THERMALLOY - HEAT SINK, TO-220,25.9C/W
> header HEADER, 2.54MM, PIN, THT, VERT, 40WAY
> material de fixação MULTICOMP - MK3311 - FIXING KIT, NUT AND BOLT
> sensor [fotosensível] Photoconductive Cell light-dependent resistor (LDR), 200KOHM, 80MW, VT900 SERIES
> Placa de prototipagem ROTH ELEKTRONIK - RE525-HP - PCB, EUROCARD, FR2, 100X160



Em termos operativos, os sensores fazem a leitura dos valores de luminosidade. Foi criada uma matriz para calcular esses valores e detectar variações nos mesmos. Quando o utilizador toca no objecto faz oscilar os valores de luminosidade. Foi atribuído um valor a partir do qual é gerada acção. Quando é atingido esse valor mínimo, o programa começa por acender os leds e fazê-los gradualmente aumentar de intensidade. Quando a interacção pára, o movimento do programa é inverso, começando a reduzir lentamente a intensidade dos leds até chegar novamente a 0. O motor tem um comportamento ligeiramente diverso. A sua intensidade não oscila (está apenas ligado ou desligado) e a sua acção inicia a partir de um valor superior, para que a o efeito da interacção seja gradual. Esse valor é, assim, dependente da intensidade dos leds. O objecto lentamente ganha vida e intensidade, fruto do contacto com o utilizador.